Colégio Agrícola Augusto Ribas, Educação e Técnica a Serviço da Agricultura.

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Atividades marcam ‘Dia da Consciência Negra’ no Agrícola

Atividades marcam ‘Dia da Consciência Negra’ no Agrícola.

por Assessoria de Imprensa

Danças folclóricas, palestra, exposição de banners e cartazes marcaram o movimento cívico alusivo à Semana da Consciência Negra, nesta terça-feira (21), no Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas (CAAR) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O evento reuniu alunos, professores, funcionários e convidados no auditório do colégio, no Campus Uvaranas. “O objetivo é contribuir para o conhecimento e reconhecimento da importância dos negros na formação cultural e social do Brasil”, diz o diretor do CAAR, Jail Bueno.
Segundo o diretor do CAAR, o tema objeto de estudos da equipe multidisciplinar do colégio, coordenada pela professora Neusa Cenci. Dentro do projeto “A beleza, a riqueza e a resistência dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas”, foram desenvolvidas diversas atividades, envolvendo as diferentes disciplinas. Entre elas, Danças Folclóricas (Educação Física); Criação de mosaicos com simbologias étnico-raciais (Matemática e Arte); História da produção da cachaça (Química, Agroecologia e Produção Animal); África e escravidão (História); Semente Crioula (Agroecologia e Infraestrutura); e Hábitos alimentares indígenas (Horticultura).
Uma das atividades destacadas pela equipe multidisciplinar é a Oficina de Bonecas Abayomi, desenvolvida pela professora Beatriz Góes com alunos do 3º ano C do curso de Técnico em Agropecuária, com envolvimento dos estudantes das demais séries e turmas. As bonecas simbolizam a resistência dos negros trazidos da África em navios. Para amenizar o sofrimento dos filhos na embarcação, as mães rasgavam as próprias vestes para confeccionar pequenas bonecas, com tranças e nós, que serviam de amuleto de proteção.
As bonecas ficaram conhecidas como Abayomi, ‘encontro precioso’, na língua Iorubá, uma das maiores etnias africanas, que povoava a região onde hoje se localizam a Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim. As bonecas Abayomi e outros projetos serão levados à exposição promovida pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ponta Grossa, nesta quarta-feira (22), no Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta grossa (CEEPPG), reunindo trabalhos de toda a rede pública estadual do município.
A palestra com o tema ‘Educação e Diversidade: relações étnico-raciais na escola’, foi proferida pela professora Lucia Mara de Lima Padilha (Departamento de Educação) e a agente universitária Nilvan Laurindo Souza. Elas destacaram a riqueza dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos pela equipe multidisciplinar do CAAR. “É importante para os alunos poderem vivenciar essas experiências e conhecerem mais a fundo a cultura afro-brasileira”, disse Nilvan Laurindo, contando que desenvolve projeto de extensão, levando essa temática a escolas e comunidade quilombolas.
Para introduzir o tema, as palestrantes apresentaram o videokê da canção ‘Olhos Coloridos, composta pelo músico Macau, vítima de racismo, e que se consagrou na voz da cantora Sandra de Sá. “Trata-se uma canção de protesto, um manifesto contra o racismo”, disse Nilvan Laurindo, explicando que a Macau compôs em 1970, após ser preso injustamente em uma exposição numa escola pública do Rio de Janeiro. A canção se tornou um símbolo do orgulho negro no Brasil.
 Nilvan Laurindo observa que a proposta do projeto de extensão que desenvolve é ir além da ideia da escravidão e do sofrimento da população negra. “A ideia é mostrar o orgulho de ser negro, a partir de um sentimento reconhecimento e pertencimento à uma etnia que é muito rica e tem papel de relevância na formação cultural do povo brasileiro”, completa, ressaltando que o projeto visa também desmistificar a imagem do continente africado, sempre associada a fatos negativos, como fome, guerra e subdesenvolvimento.
O Dia Nacional da Consciência Negra foi instituído no Brasil oficialmente te em 2011. A data escolhida, 20 de novembro, se refere ao dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Ele foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial. A data foi escolhida pelo movimento negro, com dia de reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

  Fonte: UEPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário