Colégio Agrícola Augusto Ribas, Educação e Técnica a Serviço da Agricultura.

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Palestra sobre Brigada Escolar




Palestra Brigada Escolar  -  Defesa Civil na Escola

              No dia 26 de Abril de 2017, a Direção do Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas, em parceria com o  2º Grupamento de Bombeiros, proporcionaram aos alunos e funcionários, uma Palestra com o tema  Brigada Escolar - Defesa Civil na Escola no Auditório do Colégio.

              A Palestra foi direcionada para os alunos dos 1º anos, funcionários e professores, onde foi ensinado a aplicação do Plano de Abandono, noções de prevenção e combate a princípio de Incêndio, atendimento pré-hospitalar; e o que fazer diante um desastre ou situações adversas onde a população escolar esteja enfrentando uma situação de risco.

              O Diretor Jail Bueno iniciou deu início a Palestra parabenizando o 2º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa pelo empenho e dedicação com o Colégio porque esta parceria é de suma importância para os nossos educandos, pois garante o desenvolvimento da cidadania.

              Se fizeram presentes no evento o Subtenente Santana e o Sgt Portela, palestrantes representando o Segundo Grupamento de Bombeiros.

              No primeiro momento o Subtenente Santana falou que as ações da  Brigada Escolar são divididas em três eixos: criação das brigadas escolares e capacitação dos brigadistas;  elaboração dos planos de abandono de cada escola e treinamentos com simulações;  adequação dos prédios e instalação de equipamentos de segurança.
              Esclareceu ainda, que em cada semestre do ano letivo, é realizado em todo estabelecimento de ensino um treinamento prático de Plano de Abandono, promovendo a capacitação dos alunos para um possível enfrentamento de situações emergenciais no interior do colégio, garantindo a retirada ordenada, sem pânico e com segurança até um local seguro já pré determinado conforme o plano de abandono do Colégio, o qual denominamos Ponto de Encontro. Finalizou detalhando os passos para a execução do Plano de Abandono no ambiente Escolar.

              No segundo momento da palestra o Sgt Portela, ministrou sobre o tema Princípios Básicos de Primeiros Socorros, com o objetivo de capacitar os alunos auxiliando num possível atendimento inicial à vitima, identificando situações de risco a vida, iniciar o suporte básico  e desencadear a continuidade dos cuidados necessários através de princípios básicos de atendimento, como avaliação do local e avaliação primária da vítima, priorizando ações dispostas na seguinte maneira: vias áreas, respiração, circulação e estado neurológico da vítima. Sgt Portela numerou pequenos detalhes básicos que servirá de suporte quanto a ajuda necessária a uma vítima, buscando desenvolver no educando  a superação de obstáculos e resistir à pressão de situações adversas.

              O Sr. Diretor Jail Bueno, abrilhantou a Palestra  dizendo que O Colégio possui Brigadistas formados há três anos pelo Programa Brigadas Escolares, o que é extremamente importante nas situações de emergência. Explicou que a direção do Colégio trabalha com um outro eixo que é a regularização do ambiente escolar perante as normas do Corpo de Bombeiros, pois não adianta apenas mostrar como se faz ou como se portar em incidentes se as escolas se não tiverem uma estrutura adequada para receber os alunos, como sinalizações de emergência e extintores de incêndio. Disse ainda, que de acordo com a legislação são necessárias duas simulações por ano, uma a cada semestre.
              Concluiu que a importância do treinamento é direcionado  para que a escola promova uma mudança cultural para ações preventivas, tornando o ambiente escolar mais seguro e preparado para situações adversas.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário