Colégio Agrícola Augusto Ribas, Educação e Técnica a Serviço da Agricultura.

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Fórum discute mais segurança no Campus Uvaranas

Fórum discute mais segurança no Campus Uvaranas


por Assessoria de Imprensa

A proposta dos estudantes de criação de uma ‘rota segura’ e a apresentação, pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), do projeto de revitalização do Campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com reformulação do sistema viário, implantação de uma ciclovia e melhoria da iluminação, foram os principais pontos de discussão no Fórum ‘UEPG + Segura’, realizado nesta quinta-feira (27), no auditório do PDE (Campus Uvaranas). O encontro organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) reuniu representantes da comunidade universitária, dos órgãos de segurança pública e do Legislativo Municipal.
A realização do fórum integra a pauta de reivindicações do movimento estudantil, para discussão dos problemas de segurança no Campus Uvaranas, agravados pela ocorrência recente de assaltos a estudantes no período noturno. A vice-reitora Gisele Alves de Sá Quimelli abriu o encontro, destacando a importância do debate, para a construção coletiva de possíveis soluções para dar mais segurança à comunidade universitária. Nesse sentido, agradeceu a participação de representantes das forças de segurança e do Legislativo municipal, observando que essa questão envolve também a sociedade ponta-grossense.
A ideia da criação de uma ‘rota segura’ partiu do movimento estudantil, observando alguns critérios como os caminhos mais percorridos pelos usuários do Campus Uvaranas; locais com menos iluminação; e pontos com maior incidência de assaltos. Iniwara Pereira, acadêmica de Ciências Biológicas, apresentou duas opções de rota: uma que o movimento considera ideal; e outra, com menor custo para sua implantação. Em ambas, sugerem a instalação de mais guaritas de vigilância; aumento do efetivo de vigilantes; manutenção e sinalização da rota; e adaptação do serviço tático móvel de vigilância à rota.
O projeto de revitalização do Campus Uvaranas foi apresentado pelo pró-reitor de Planejamento, Ariangelo Hauer Dias. “Essa questão sempre foi uma preocupação nossa”, disse, comentando que a motivação do projeto é, principalmente, a melhoria das condições de mobilidade no campus. “A segurança se insere nesse plano”, completou. Na concepção do projeto, destaca a apoio de professores de Engenharia Civil, incentivando alunos a desenvolverem ‘TCCs’ sobre o tema. No projeto se destacam a criação de ciclovias, que servirão também aos pedestres; e ao longo dessa faixa, a melhoria da iluminação, praticamente dobrando o sistema existente hoje, com postes mais baixos e lâmpadas de led.
Representando os órgãos de segurança, o secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, disse que a Guarda Municipal, por questões legais, não pode atuar no interior do Campus. Contudo, atua fortemente no seu entorno, com equipes de GMs e monitoramento por câmeras de última geração. Disse que a questão da violência em universidades não ocorre apenas em Ponta Grossa. “A violência hoje faz parte do dia a dia das pessoas e tem suas origens em conjunturas de ordem social”. O comandante da 1ª Cia. da PM, Adriano Joel de Oliveira, apresentou números que mostram que o índice de ocorrências de roubos no campus é ínfimo. “Neste ano foram quatro em quatro meses. No bairro de Uvaranas, 101 casos; e em Ponta Grossa, 511”.
O vereador João Florenal da Silva representou o Legislativo. Como empresário radicado em Uvaranas, disse que a situação no bairro se agrava a cada dia. Coloca como causa o aumento significativo da população, com instalação de novos condomínios e conjuntos habitacionais, sem a estrutura necessária. Ele vê o Campus de Uvaranas muito exposto, com vários pontos de entrada, citando como ponto crítico os limites com a linha férrea. Para melhorar a situação, se propôs a montar uma comissão de vereadores para reivindicar junto aos governos do Estado e da União recursos necessários para a implantação de projetos que tragam mais segurança ao bairro e à comunidade universitária.
Ainda se pronunciou o prefeito do Campus, professor Ítalo Sérgio Grande. Ele apresentou o funcionamento do serviço de vigilância patrimonial da instituição, com efetivo de 57 agentes de segurança; 24 pontos de vigilância; seis veículos para patrulhamento e um sistema de monitoramento por câmeras, com 268 equipamentos em Uvaranas; e 60, no Campus Central. Enfatizou a questão da dimensão do campus, de 48 alqueires; 8 quilômetros de perímetro; e 120 mil metros quadrados de área construída. Ainda citou o problema da iluminação prejudicada pelo crescimento das árvores; e o fato da vigilância ser patrimonial, sem o treinamento necessário para atuar na segurança pessoal.
Após as exposições, na mediação do debate, o pró-reitor de Graduação, Miguel Archanjo de Freitas Júnior, abriu espaço para a participação da plenária. Em uma das intervenções, o diretor do Setor de Ciências Exatas e Naturais, Luiz Alexandre Cunha, expôs sua visão de que o campus deve ser aberto para a comunidade, com a realização de eventos culturais e esportivos, para transforma-se numa opção de lazer para as pessoas. No encerramento, o mediador agradeceu a presença dos vários segmentos, observando que essa participação será fundamental para que as ações propostas se concretizem e a comunidade universitária sentir-se, efetivamente, mais segura.
 

Fonte: UEPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário