Colégio Agrícola Augusto Ribas, Educação e Técnica a Serviço da Agricultura.

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Alunos do Colégio Agrícola conhecem projeto sobre “Tabagismo”








Os alunos do Colégio Agrícola Augusto Ribas (CAAR) da Universidade Estadual de Ponta Grossa participaram da campanha ‘Junho Branco’ que foi desenvolvida na UEPG em parceria com o Comad (Comissão Municipal de Políticas sobre drogas). O tema abordado na atividade desenvolvida pelo colégio foi ‘Tabagismo’.
A ação envolveu a equipe pedagógica do CAAR, formada pelas professoras Ana Rita Martins Acras e Gislaine Blazelis Gruzska e pela professora da UEPG, Lídia Dalgallo Zarpellon (Departamento de Enfermagem), coordenadora do projeto de extensão 'Educando e Tratando o Tabagismo', além de acadêmicos de Enfermagem. O objetivo foi fornecer informações sobre os riscos do tabaco e também conscientizar os alunos sobre a importância da promoção de sua própria saúde com hábitos saudáveis.
Jail Bueno, diretor do CAAR. explica que a equipe pedagógica do colégio desenvolveu ações com os alunos, voltadas para o tema, nas aulas das turmas do 1º a 3º ano do curso de Técnico em Agropecuária. Os alunos receberam questionário para avaliação e diagnótico sobre o conhecimento prévio do tabagismo; assistiram palestra com informações sobre o tabaco (definição, epidemiologia, malefícios, conseqüências, patologias relacionadas ao tabaco); e desenvolveram atividade prática como uma boneca PET, onde puderam observar a diferença entre um pulmão saudável sem a presença de nicotina e um pulmão afetado pelos efeitos do cigarro. Posteriormente os alunos responderam novo questionário e realizaram outras atividades em sala de aula e extraclasse, para dar continuidade aos estudo do tema, criando condições para que e cada pudesse se auto-avaliar.
(por Mari Cleia Aparecida de Andrade)

 
 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário