Colégio Agrícola Augusto Ribas, Educação e Técnica a Serviço da Agricultura.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Colégio Agrícola Augusto Ribas comemora 78 anos

por Neomil Macedo


Uma solenidade cívica marcou a comemoração dos 78 anos do Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas (CAAR), vinculado à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), nesta quinta-feira (17), no Campus Universitário de Uvaranas. Alunos do curso técnico em Agropecuária se concentraram na praça do colégio, formando para a execução do Hino Nacional e hasteamento da Bandeira Nacional.
O diretor Jail Bueno fez um breve histórico do Colégio Agrícola, fundado em 17 de setembro de 1937, pelo interventor Manoel Ribas, como Escola de Trabalhadores Rurais. Em 1962 ganhou a denominação que ostenta até hoje, destacando-se entre as principais instituições de ensino dos Campos Gerais. No Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2014, conquistou, pelo quinto ano consecutivo, o primeiro lugar entre as instituições de ensino público da região.
Jail Bueno conclamou os alunos a refletirem sobre a história de 78 anos do colégio. “Quantas pessoas passaram e vão passar por aqui”, disse, pedindo aos estudantes para imaginarem como podem contribuir para a preservação dessa história. “Quantos profissionais iniciaram suas carreiras aqui e hoje ocupam postos importantes na cadeia produtiva do agronegócio”, perguntou. Por fim, pediu para que todos valorizem ao máximo o tempo que permanecerão no colégio, que é a base para um futuro de sucesso.
O reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas comentou que essa reflexão é muito importante. “Tudo o que construímos na nossa vida estudantil vai ter influência no resto de nossas vidas”, disse. Lembrou que a história do Colégio Agrícola se mistura à história da UEPG. “A universidade deve muito ao Agrícola”, observou, destacando que grande parte da área do Campus de Uvaranas pertencia ao colégio que chegou ao local muito anos antes. “Somos uma família, um grupo de pessoas dedicado a produzir conhecimento e preparar as gerações futuras”.
No ato cívico, o reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas hasteou a bandeira brasileira; a administradora do internato, Felomena Baretta, a bandeira do Paraná; e a aluna Juliana Campanholo Linhares, o pavilhão do CAAR. Em seguida, alunos, professores, funcionários e convidados visitaram a exposição fotográfica alusiva aos 78 anos do CAAR, no saguão de entrada do colégio. As comemorações se estenderão até o final do mês com diversas atividades envolvendo professores, servidores, alunos e familiares.
                                                     
Fonte: UEPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário