Colégio Agrícola Augusto Ribas, Educação e Técnica a Serviço da Agricultura.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Biblioteca e CAAR iniciam projeto Conhecendo a Biblioteca

A parceria no projeto “Conhecendo a biblioteca: multiplicando conhecimento” traz o entendimento de que a biblioteca escolar desempenha papel importante no desenvolvimento do processo de construção do conhecimento no aluno


por Marilia Woiciechowski

A Biblioteca Central Professor Faris Michaele e o Colégio Agrícola Augusto Ribas (CAAR) iniciaram, nesta quarta-feira (09), às 9h, o desenvolvimento do projeto de extensão “Conhecendo a biblioteca: multiplicando conhecimento”. Nesta parceria, como explica Maria Lúcia Madruga, diretora da Bicen, encontra-se o entendimento de que a biblioteca escolar desempenha papel importante no desenvolvimento do processo de construção do conhecimento no aluno. “É saber como, onde e em que fonte buscar informações para resoluções de compromissos, a exemplo de escolares, bem como para o desenvolvimento do ser humano”.
O primeiro momento do projeto envolve a presença de quatro alunos do ensino médio do CAAR (monitores de turma), na biblioteca do Campus de Uvaranas, que funciona no Centro de Convivência da UEPG, para atender à ideia do projeto traduzida pela diretora na necessidade do espaço estar próximo do CAAR. Trata-se do abrir portas para que os alunos do colégio visualizem a oportunidade do projeto como de interação e compreendam a importância da sua biblioteca escolar.
“O projeto cresce na percepção do aluno sobre o significado de estar ligado aos diferentes serviços disponíveis em sua biblioteca. Ainda no entendimento de que o livro não pula simplesmente na estante – que há um trabalho para que esteja disponível aos usuários nos espaços adequados para cada necessidade de conhecimento”, diz a bibliotecária. Para Maria Lúcia, na interação proposta pelo projeto, há o empenho em se registrar nos participantes a importância de saber usar o potencial da biblioteca escolar.
Ampliar Horizontes
A partir dessa proximidade, que se configura em visitas sempre de quatro alunos por semana à biblioteca do Campus de Uvaranas, espera-se ampliar horizontes dos participantes em relação aos serviços oferecidos e desenvolvidos pela biblioteca. O que se busca é fazer com que o aluno passe a ser um colaborador da biblioteca do CAAR, ou seja, um multiplicador para despertar o interesse dos estudantes do colégio pelo acervo bibliográfico disponível naquele espaço para suas diferentes necessidades de conhecimento.
Maria Lúcia ressalta que futuramente pretende ampliar o projeto levando suas ações para escolas da rede pública. A bibliotecária acentua que o projeto vem ao encontro do que propõe o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2013-2017). Ela valoriza o projeto em sua leitura do significado da aproximação dos alunos com a biblioteca e do seu papel de observadores atentos deste ambiente de conhecimento para em seu olhar incentivarem a presença de colegas na biblioteca do CAAR.
Valorização de Acervos
O projeto tem desenvolvimento na biblioteca do Campus de Uvaranas sob a coordenação de Maluí Sérgio Siqueira, que conta com o suporte de uma equipe executora – Gilberto Boita, Leni Gomes Boita, Lourdes Aparecida Campos e Andreia Gonçalves de Andrade (agentes universitários). O coordenador assinala a importância do projeto, considerando que se nota que os alunos chegam à biblioteca sem saber que estão num ambiente com amplos espaços abertos ao conhecimento.
Até o comportamento do aluno remete à visão de não-leitor e de estar na biblioteca com receio de saber mais sobre seu conjunto de informações, segundo Malui Siqueira. A ideia do “Conhecendo a Biblioteca: multiplicando conhecimento”, como explica, é dar suporte a outro projeto “Visitas Orientadas” que se realiza anualmente na biblioteca. Ele pontua que o que se quer é contribuir para que o aluno, no caso do CAAR, saiba lidar e valorizar os acervos disponíveis em sua biblioteca escolar a partir do contato e compreensão do universo da biblioteca do Campus de Uvaranas.
Conhecer a Biblioteca
Para o coordenador o projeto se traduz em conhecer a biblioteca em suas especificidades e, nesse trabalho, destaca a presença dos colaboradores (equipe executora) que vão atuar na parte prática, a exemplo da organização e ordenação dos livros nas estantes e conhecimento do sistema pergamo (empréstimo e devolução do material bibliográfico). “O projeto é importante porque envolve futuros acadêmicos e que já terão uma amplitude de visão quanto se trata dos serviços disponibilizados pelas bibliotecas, no caso a partir de sua interação com o projeto na UEPG”.
O coordenador observa que, em sua proposta, o projeto divide-se em tópicos como conhecimento geral da biblioteca; estrutura funcional - e organização dos livros disponibilizados nos diferentes espaços da Bicen. Também enfatiza que a partir deste primeiro momento há a preocupação com o registro do que pode ser melhorado em cada visita. “Nós vamos avaliar cada encontro CAAR e Bicen para ver a necessidade de adequações nas ações do projeto”.

Fonte: UEPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário